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3 maneiras de se manter competitivo no mercado da indústria gráfica

3 maneiras de se manter competitivo no mercado da indústria gráfica

As finanças de cada negócio são distintas, por isso cabe analisar quais investimentos em atualização são possíveis e principalmente qual deles será o mais objetivo no momento, as atualizações que o mercado exige devem ser com o propósito de fidelizar mais clientes, aumentar a produção e como em todo negócio, os lucros.

Um bom atendimento, acompanhado de um serviço de qualidade e dentro do prazo de entrega são pilares fundamentais para um negócio promissor e que esteja funcionando dentro do eixo. Mas é importante ressaltar que essas não são as únicas preocupações que o dono de gráfica precisa ter.

A adequação aos tempos atuais é um ponto fundamental para se manter competitivo no mercado. Para isso, algumas inovações e atualizações são necessárias na indústria gráfica e vale a pena parar por alguns minutos para entender quais são elas e como você pode colocá-las em prática. Confira!

1- Especialização da equipe

O conhecimento dos colaboradores, o aprimoramento de suas habilidades e novas técnicas trazem um destaque positivo frente à concorrência. É importante mantê-los atualizados diante das mudanças que aconteceram em 2021.

Um dos destaques é a força no setor das embalagens, tendo em vista que a sua demanda acabou sendo a maior dentro da área, afinal, todo produto requer uma embalagem. Sendo assim, a impressão digital continua em constante crescimento.

Já a área de impressão convencional é bem abrangente, pois engloba todos os setores: o das embalagens, livros, jornais, revistas, banners, displays, materiais PDV, itens de sinalização, entre outros.

Dentro do varejo, por meio dos catálogos, conseguimos atingir um bom mercado. Então, conforme as demais citações, o interessante é investir em especializações dentro desses nichos.

2- Aposte em um ambiente saudável

O local de trabalho deve ser um ambiente funcional para as atividades realizadas. Por isso, entender as necessidades dos funcionários e clientes pode ser uma boa pedida para um investimento ideal e que venha apresentar retorno, pois estamos aplicando a verba em uma necessidade.

O ambiente deve ser convidativo para os clientes (caso o modo da gráfica seja presencial), com ambientes acolhedores, luzes e decoração aconchegantes, itens para um café, como água, chá e biscoitos para serem oferecidos, e em alguns casos, são oferecidos outras novidades tecnológicas aos clientes.

3- Invista em todos os setores da gráfica

Ainda que optar por novos equipamentos não fosse uma opção viável de início, existem alternativas mais simples e de menor custo que podem ser realizadas, como a automação de alguns serviços da empresa, por exemplo:

  • As redes sociais da empresa têm sido muito utilizadas para divulgar os serviços prestados.
  • Facilitar a comunicação por meio de outras plataformas.
  • Investir em um sistema de gestão para que os clientes possam contratar e acompanhar suas ordens de serviço.

Inclusive, durante a pandemia, o home-office fez com que o setor gráfico pudesse se manter por muito tempo trabalhando de forma online e com a mesma eficácia.

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