Todo gestor de gráfica sabe que para entregar um produto com a qualidade que o cliente final espera, sua impressão precisa manter este padrão de qualidade também, certo? E para isso, é necessário apostar em fornecedores de equipamentos gráficos que ofereçam essa segurança e qualidade, caso contrário, você estará investindo sem segurança de retorno. Certificar-se da qualidade, validade e durabilidade dos materiais junto aos fornecedores é fundamental para não se queimar no mercado.
Ao escolher um fornecedor de equipamentos gráficos, sua preocupação deve ser baseada na garantia de adquirir um produto de qualidade. No setor gráfico, esta preocupação com a originalidade dos insumos como tintas, papel e chapas, também são importantes para que você produza excelentes produtos, sem ressalvas e sem margem para uma reclamação posterior.
E tão ou mais importante que a escolha adequada para o fornecedor de seus equipamentos é não deixar de ter um bom plano de manutenção preventiva de seus equipamentos.
FORNECEDORES DE MATÉRIAS-PRIMAS IMPORTANTES
Podemos começar com a matéria-prima mais utilizada em uma gráfica digital, o papel. Este material merece uma atenção especial, pois no mercado existe uma variedade muito grande, mas nem todos de boa qualidade. O que é importante ser levado em questão é a gramatura correta para realizar a impressão final, tendo em vista que é ela quem vai determinar boa parte do custo tanto para a impressão digital quanto para a distribuição.
Quer saber os pontos cruciais para avaliar com seu fornecedor de papel? Avalie a rigidez, porosidade, acabamento, resistência, opacidade, lisura e até a sua qualidade para impressão. Tais pontos fazem muita diferença na sua relação com seus parceiros.
Depois do papel, outra matéria-prima muito importante para abastecer a produção da sua gráfica digital são as tintas. Um insumo com características diversas, podendo ser encontradas como solvente, ecossolvente, látex, UV, UV-solvente, à base d’água, sublimática ou tintas para impressão direta em tecidos.
Todos eles também requerem cuidados em relação às características técnicas como durabilidade, adesão, cobertura e as cores. Quem quer imprimir um material que fique borrado ou que logo perca a intensidade da cor? Então, não se esqueça que sua atenção deve ser redobrada na hora de selecionar o seu fornecedor.
Ainda falando em matérias-primas, podemos citar as que atuam como coadjuvantes e também merecem uma boa atenção. São importantes materiais de suporte para a impressão,como vinil adesivo, lonas, tecido, PVC, metal, plástico, entre outros para acabamento, como espirais, cola, grampos, fio e filmes plásticos. Para estar seguro, mantenha-se informado em todas as áreas dos produtos, como garantias e validades, reposição e até a troca quando houver a necessidade.
ENCONTRE FORNECEDORES DE QUALIDADE
Uma maneira muito eficiente para encontrar bons fornecedores é visitando grandes feiras no ramo gráfico. Além de aumentar suas oportunidades de conhecer boas empresas e excelentes profissionais, você ainda conhecerá as novidades do mercado.
Entre os inúmeros cuidados e garantias que um gestor de gráficas deve tomar para se sobressair no mercado é ter esta relação próxima e de confiança com seus fornecedores, afinal, o seu trabalho depende dele.
Vale ressaltar que existem muitas propagandas enganosas e por isso é importante avaliar cada uma delas antes de fechar negócio. Não arrisque sua gráfica com produtos abaixo do valor de mercado para sair ganhando. Lembre-se que, muitas vezes, o barato sai caro!
Avalie se não é preferível gastar um pouco mais por segurança, do que se queimar com matéria-prima sem qualidade, entregando um material inferior ao seu cliente e queimando sua marca no mercado.