Artigos

Diferença entre gráfica offset X gráfica digital

Diferença entre gráfica offset X gráfica digital

Com o avanço da tecnologia, as gráficas digitais, também conhecidas como gráficas rápidas, cresceram consideravelmente, trazendo novas possibilidades à indústria gráfica. E apesar de ter um nome que já explica sobre sua funcionalidade, a gráfica digital ainda pode ser confundida com a offset pelas suas similaridades. Por isso é importante entender todos os detalhes que diferem uma da outra.

Para saber qual tipo de gráfica atende às suas necessidades é preciso conhecer um pouco mais a respeito delas. Além de suas características serem parecidas, existem vários outros pontos importantes que estão por trás das gráficas.

DIFERENÇA ENTRE A GRÁFICA DIGITAL E OFFSET

A principal característica que difere uma gráfica da outra é o processo de impressão utilizado. No caso da gráfica digital, seu processo proporciona muito mais agilidade comparado à offset. O processo digital utiliza os métodos de tinta a jato, cera e a laser, o último método é o mais usado por conta da sua alta velocidade, qualidade e baixo custo de impressão.

O método a laser consiste em enviar os arquivos para impressão sem precisar gravar a imagem em uma chapa, proporcionando mais rapidez no processo de produção.

Já o processo de impressão das gráficas offset passa pela etapa de enviar o arquivo para a gravação da chapa e somente depois é enviado para a impressora, ao qual é dado início à impressão do material.

Como podemos ver, o processo na qual cada uma utiliza acaba influenciando diretamente no produto final. Por isso, elas apresentam vantagens diferentes. Confira!

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Apesar do processo da offset levar mais tempo, a vantagem está na sua grande escala de produção. Quanto mais ela consegue produzir, menos é o custo por página produzida. Algumas máquinas offset conseguem imprimir de 4 a 7 cores ao mesmo tempo e com uma qualidade muito superior à digital.

Já as gráficas digitais, por possuírem um processo mais rápido, oferecem mais agilidade. Também promovem um custo inferior para produzir pequenas e médias tiragens, sendo viável até mesmo para a impressão de somente uma unidade, se for necessário. Além disso, o custo de acerto do maquinário é inexistente, o que torna o preço ainda mais competitivo no mercado.

 

CONCLUSÃO

Ambas opções de gráficas possuem vantagens e desvantagens. E em qualquer que seja sua escolha, é importante levar em consideração a qualidade das impressões e o atendimento oferecido.

Uma gráfica de sucesso se faz com a fidelização dos clientes, independente do processo utilizado. E para isso, invista em 4 passos para encantar seu cliente que farão a diferença em qualquer uma das escolhas que você fizer!