O Marketing Digital tem crescido exponencialmente nos últimos anos. E falando no último ano, não podemos negar que seu boom foi maior ainda desde a pandemia. Muitos empreendedores precisaram mudar sua maneira de enxergar o marketing digital e compreenderam que, sem ele, o alcance para chegar até seu público-alvo está cada vez mais difícil.
Para as gráficas o assunto não é diferente. Ter presença no meio digital é fundamental para atrair novos clientes, manter os atuais e continuar crescendo com valor percebido. Para isso, separamos alguns pontos essenciais para que você possa fazer uma análise do seu marketing digital, e até mesmo, colocar em prática algumas estratégias para assegurar o crescimento da sua empresa.
SEU SITE ESTÁ EM DIA?
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que seu site, nos dias de hoje, é o seu novo cartão de visita. Através dele, seu público consegue conhecer seus serviços, casos de sucesso, localização, portfólio e, em alguns casos, preços de produtos e serviços.
Mas, não se engane! Ter um site não significa ter qualquer site. É importantíssimo que ele seja responsivo para que seu público o encontre com mais facilidade e consiga navegar por ele. Um site responsivo tem um layout que se adapta a todos os dispositivos, sem quebra de texto ou imagens.
Logo, se a busca for realizada por smartphones, tablets, ou outros dispositivos similares, seu site conseguirá ser visualizado pelos visitantes, além de aumentar sua posição no ranking do Google.
VOCÊ É ENCONTRADO NAS BUSCAS DO GOOGLE ADWORDS?
Um mecanismo de busca muito utilizado pelos usuários de internet atualmente é o Google. E a sua plataforma Adwords dá aquele empurrãozinho aos anunciantes que desejam aparecer nas primeiras posições de buscas.
Para isso, você precisa investir em mídia e comprar as palavras-chaves que tenham a ver com gráficas para que seu público te encontre. A vantagem de investir nesse meio do marketing é ser facilmente encontrado por quem já está buscando o tipo de serviço que sua empresa oferece. Logo, suas oportunidades são maiores comparadas a nenhum investimento.
Ah, por isso é tão importante arrumar primeiro seu site, viu?!
NÃO BASTA TER UM SITE, TEM QUE TER UM BLOG DE CONTEÚDO!
Uma das estratégias do marketing digital é o marketing de conteúdo. Isso significa que você não atrai seu público somente pelo seu produto, mas também, por oferecer um conteúdo relevante a ele.
Os artigos de blog ajudam com dicas, notícias, e soluções de possíveis problemas que seu público possa ter. O ideal é que o blog esteja dentro do seu site e tenha uma frequência de postagem.
O segredo aqui é a otimização de SEO, ou seja, palavras-chaves que tenham a ver com o seu nicho são inseridas no artigo, como por exemplo, folder, catálogos, cartão de visita. Isso vai ajudar ainda mais para que seu site seja encontrado pelo seu público-alvo, e de maneira orgânica. Mais uma melhoria no seu site, hein!
O E-MAIL MARKETING AINDA É IMPORTANTE!
O e-mail marketing é muito utilizado para manter um relacionamento com seus clientes. Se torna interessante quando você possui uma lista ‘quente’, ou seja, pessoas que te conhecem e aceitam receber seus e-mails, pois existe a chance da sua conta virar SPAM e acabar com a reputação da sua empresa na internet, caso sua lista seja ‘fria’.
Vale enviar novidades, promoções exclusivas e até mesmo os artigos de blog que são postados no seu site. Tenha frequência, mas não exagere! Lembre-se de enviar também e-mails em datas comemorativas, como o Natal, Dia da Mulher, etc.
Por fim, no marketing digital existem muitas estratégias que podem ser adotadas pela sua gráfica. Claro, em algumas delas é necessário contar com um profissional da área. Vale lembrar que esse também é um investimento que você estará fazendo para o crescimento da sua gráfica.